Perguntas Solene Celebração da 4ª Semana da Pascoa

Mais
4 anos 5 dias atrás - 4 anos 5 dias atrás #148 por Ander Batland (anderbatland)


RITOS INICIAIS


PROCISSÃO DE ENTRADA

SAUDAÇÃO
Pe.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
As.: Amém.
Pe.: A paz esteja convosco.
As.: Ele está no meio de nós.

ATO PENITENCIAL
Pe.: No início desta Santa Celebração, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs.

Pe.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
As.: Amém.

ORAÇÃO
Pe.: OREMOS: Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.

A liturgia de hoje trás os acontecimentos durante a quarta semana da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Presidente da Celebração faz a reverência diante do altar e prostra-se por alguns instantes em silêncio. Em seguida, levanta-se e reza a oração seguinte:
Pe.: Ó Deus, pela paixão de nosso Senhor Jesus Cristo destruístes a morte que o primeiro pecado transmitiu a todos. Concedei que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho e, assim como trouxemos pela natureza a imagem do homem terreno, possamos trazer pela graça a imagem do homem novo. Por Cristo, nosso Senhor.
As.: Amem.


LITURGIA DA PALAVRA



Primeira Leitura (At 13,13-25)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

13Paulo e seus companheiros embarcaram em Pafos e chegaram a Perge da Panfília. João deixou-os e voltou para Jerusalém. 14Eles, porém, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.

15Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: “Irmãos, se vós tendes alguma palavra para encorajar o povo, podeis falar”.

16Paulo levantou-se, fez um sinal com a mão e disse: “Israelitas e vós que temeis a Deus, escutai! 17O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos antepassados e fez deles um grande povo quando moravam como estrangeiros no Egito; e de lá os tirou com braço poderoso. 18E, durante mais ou menos quarenta anos, cercou-o de cuidados no deserto. 19Destruiu sete nações na terra de Canaã e passou para eles a posse do seu território, 20por quatrocentos e cinquenta anos aproximadamente.

Depois disso, concedeu-lhes juízes, até o profeta Samuel. 21Em seguida, eles pediram um rei e Deus concedeu-lhes Saul, filho de Cis, da tribo de Benjamim, que reinou durante quarenta anos. 22Em seguida, Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’.

23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povode Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias’”.

- Palavra do Senhor.

As.: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (30/31)


Segunda Leitura (Pe 2, 20b–25)

Caríssimos: 20bSe vós, fazendo o bem, suportais o sofrimento com paciência, isto é uma graça aos olhos de Deus. 21Para isto é que fostes chamados, porque Cristo sofreu também por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais os seus passos. 22Ele não cometeu pecado algum e na sua boca não se encontrou mentira. 23Insultado, não pagava com injúrias; maltratado, não respondia com ameaças; mas entregava–Se Àquele que julga com justiça. 24Ele suportou os nossos pecados no seu Corpo, no madeiro da cruz, a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça: pelas suas chagas fomos curados. 25Vós éreis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes para o pastor e guarda das vossas almas.

- Palavra do Senhor.

As.: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
R/. Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terra a luz da vida (Jo 8,12).

Evangelho (Jo 13,16-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

As. Glória a Vós, Senhor.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.

18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.

20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

As. Glória a Vós, Senhor.

HOMILIA

“Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, recebe a mim; e quem me recebe, recebe Aquele que me enviou” (João 13,20).

Jesus lavou os pés dos Seus apóstolos na última Ceia, os lavou com amor, com o sinal, com o gesto mais concreto daquele que ama e serve, porque, quem ama se coloca a serviço para cuidar e tratar.

Quer coisa mais íntima do que os pés de alguém? Quer coisa mais serviçal do que colocar-se aos pés de alguém? Deveríamos nos colocar sempre aos pés de Deus, mas Ele colocou-Se aos nossos pés. Ele se fez um de nós e não começou pela cabeça porque Ele não entra pela nossa cabeça, pois somos cabeças duras demais.

Deus quer entrar pelo nosso coração, mas o coração já tem muitos amores, paixões, seduções e ilusões, então, Deus vem entrando por baixo, pelos nossos pés. Ele vem nos servindo e nos puxando, nos lavando por baixo para poder atingir todo o nosso ser, para realmente nos conquistar inteiros, porque Ele não quer somente um pedaço de nós.

Deus veio para resgatar a criatura inteira, pois fomos criados à Sua imagem e semelhança. Por isso, digo que: da ponta dos seus pés até o seu último fio de cabelo seja todo de Jesus, porque Ele veio para nos resgatar por inteiros.

Receba aquilo que Jesus te enviar, porque, Aquele que nos ama também envia-nos correção, exortação, admoestação, Seu amor, Seu consolo, Sua misericórdia e bondade.

Não podemos ser aquelas pessoas seletivas no que diz respeito à Palavra de Deus. Temos de ser seletivos naquilo que estamos assimilando do mundo; selecione e jogue fora aquilo que não presta.
Quem recebe Jesus, está recebendo o Pai que O enviou
Em Deus temos que acolher aquilo que Ele nos envia para nos corrigir, nos orientar e nos formar, porque, quando assim os recebemos também estamos recebendo-O em nós.

Deus envia tantas coisas para nos corrigir, Ele envia tantas pessoas para falar ao nosso coração. É Deus quem fala por meio de uma homilia, de uma exortação como essa; é Deus quem fala pelos Seus profetas verdadeiros e autênticos; é Deus quem fala pelas pessoas humildes que vão, em Seu nome, levar o Evangelho. É Deus quem fala a nós pelos fatos, acontecimentos e, acima de tudo, pela Sua Palavra.

Quem recebe aquele que Jesus enviar está recebendo a Ele; e quem recebe Jesus, está recebendo o Pai que O enviou.

Não diga que Deus não vem ao seu encontro porque Ele vem sempre, somos nós quem não O acolhemos, não O recebemos, colocamos barreiras e queremos receber aquilo que nos é conveniente.

Fico olhando as pessoas que ficam tirando aquelas palavras que vêm naquelas caixinhas de orações e palavras bíblicas: a pessoa tira, então, se gosta da palavra, ela fica; se não gosta, ela muda, não recebe. Porém, toda e qualquer Palavra de Deus é Ele quem está nos falando.

Precisamos ter o coração para saber acolher, ouvir e escutar o que Deus quer direcionar e cuidar.

Deus abençoe você!


Instantes de silêncio para meditar.
Pe.: Jesus Cristo, único Salvador do mundo, constituído pelo Pai como Eterno Sacerdote, e Vos dignais escolher homens frágeis, para serem o Vosso rosto visível na terra: Dai-nos muitos e santos sacerdotes que sejam Pastores abnegados do Rebanho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Que é Deus convosco, na unidade do espírito Santo.[/b]

As.: Amém.

Pe.: Rezemos com a confiança como o Senhor nos ensinou:
As.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

ORAÇÃO FINAL
Pe.: Ó Deus, vida dos que têm fé em vós, glória dos humildes, e felicidade dos justos, atendei com bondade às nossas preces, e saciai sempre com vossa plenitude os que anseiam pelas riquezas que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
As.: Amém.

Todos se retiram em silêncio. O altar é oportunamente desnudado.



Conde de Østfold e Santilhana
Ministro dos Esportes
Presbítero Administrador da Diocese Católica Escandinava
Cavaleiro da Ordem do Martelo dos Nórdicos e da Honorável Ordem da Estrela de Alberto
Last edit: 4 anos 5 dias atrás by Ander Batland (anderbatland).
Os seguintes usuários agradeceram: William Vilhalmrsen Batland (WillFolk9)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
4 anos 4 dias atrás #155 por Bjorn IV Nyttland (BjornIV)
Fico contente de perceber que as atividades paroquiais em nosso reino estão sendo constantes. Há algumas semanas não passava por aqui para participar e, também, para ouvir a maravilhosa seleção de música sacra.

Deixo minhas congratulações ao nosso Presbítero pelo ótimo trabalho!


Sua Majestade Real o Rei
Bjorn IV Nyttland
Rei dos Nórdicos
Os seguintes usuários agradeceram: Ander Batland (anderbatland)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.261 segundos