Sumarsdag: Festa do Fogo comemora a chegada do verão na Escandinávia

Publicado em Pronunciamentos

O Sumarsdag está entre os mais importantes festivais da cultura nórdica micronacional.

 

UPSALA – Nórdicos de todas as regiões da Escandinávia saem às ruas na noite do dia 24 de junho para a Festa do Fogo, que marca o feriado do Sumarsdag ou “o primeiro dia de verão”. A tradição remonta aos rituais religiosos realizados na noite do solstício, com o tempo, transformou-se em um grande festival do orgulho viking, comemorando o fim dos meses mais frios e a chagada do calor.

 

As duas maiores festividades do micronacionalismo nórdico são o Sumarsdag, no mês de julho e o Yule, no mês de dezembro, o primeiro relacionado ao solstício de verão e o segundo ao solstício de inverno. Enquanto o Yule é uma festa que acontece no seio da família, o Sumarsdag é uma festividade pública, manifestada na Festa do Fogo.

 

Durante todo o dia 24, as pessoas se reúnem em grandes feiras e banquetes coletivos, organizados conforme o costume de cada cidade. Durante a noite, homens, mulheres e crianças se vestem com roupas que lembram a tradição viking e organizam desfiles carregando tochas e acendendo fogueiras por toda a cidade, o evento termina com danças típicas e grandes queimas de fogos de artifício.

 

O Rei Bjorn IV, além de outros membros da família real, passou o feriado na cidade de Upsala ao norte de Estocolmo, onde participaram dos desfiles. Já o Chanceler, Lorde Batland, participou do festival em Fredrikstad, próximo a Oslo.

Log in to comment