Novos tempos para o micronacionalismo no setor lusófono

Publicado em Pronunciamentos

Escandinávia participa da maior cimeira de líderes monárquicos do ano.

 

PRAGA – Os reis das principais micronações da atualidade estiveram reunidos na cidade de Praga com o objetivo comum de recriar a Organização das Micromonarquias Lusófonas – OML. A reunião aconteceu na noite do último domingo, 19, e contou com a participação de sete países, entre eles o Rei Bjorn IV Nyttland, que representou a Escandinávia.

 

A I Conferência Monárquica Internacional, realizada na cidade de Praga, reuniu os reis da Brigância, Escandinávia, Escorvânia, Espanha, Itália e Portugal e foi presidida pela Alemanha. A principal pauta da reunião ficou por conta da discussão da Carta de Diretrizes da organização, porém, temas do atual cenário das relações intermicronacionais na lusofonia também foram debatidos.

 

Além de ter sido a maior reunião entre líderes realizada este ano, ela apresentou uma novidade tecnológica, já que foi realizada pela plataforma Discord. Novas micronações já utilizam largamente a plataforma, no entanto, poucos governos mais tradicionais faziam uso dela, o que, por si só, já se torna um marco tecnológico para a prática micronacionalista em nosso setor.

 

Feita a reunião, os países signatários da carta passaram para os processos internos de ratificação, o que deve se estender por algumas semanas, depois disso, novos membros poderão ser admitidos na organização. O Litentinget (Pequeno Conselho) da Escandinávia já tomou conhecimento do documento.

 

É um marco importante para as relações diplomáticas dentro do setor lusófono, afirmou o Rei Bjorn após a reunião. Há tempos essas relações têm sido marcadas pelo endurecimento e pela falta do diálogo multilateral, estamos tentando mudar este cenário, concluiu. A Escandinávia ratificou a Carta de Diretrizes da OML na manhã de hoje.

Log in to comment