NOTA DO DEPARTAMENTO DE ESTADO DO REINO DA ESCANDINÁVIA SOBRE O TRATADO DE DIJON

Publicado em Notas

O Departamento de Estado do Reino da Escandinávia acompanhou atentamente as movimentações internacionais que culminaram no estabelecimento do Tratado de Dijon.

 

1. A tensão territorial que marcou as relações entre o governo alemão e o governo francês desde o ano de 2017 trouxe tensão e instabilidade para o seio do continente europeu e afastou projetos micronacionais que, em função da opção pelo modelismo histórico e da proximidade de seus marcos territoriais, poderiam caminhar e se desenvolver juntos.

 

2. As disputas territoriais estão no cerne da experiência do modelismo histórico enquanto prática micronacionalista, mas devem ser feitas com respeito e cordialidade. Não podendo, de maneira alguma, servir de pretexto para a prática do micronacionalismo sórdido que humilha os micronacionalistas com palavras baixas e textos de humor duvidoso, afinal, nosso hobby nos possibilita a vivência da aristocracia e do cavalheirismo, com todos os seus privilégios, mas também com a responsabilidade de servirmos de exemplo de boa conduta.

 

3. O Tratado de Dijon, assinado entre alemães e franceses, nos últimos dias deixa para trás este período turbulento e demonstra, de forma inconteste, que os europeus micronacionais possuem todas as condições para lidar com seus problemas internos de forma pacífica, cordial e autônoma, recorrendo sempre à prática micronacionalista em seu mais alto nível e à diplomacia como instrumentos privilegiados para a construção coletiva de soluções.

 

4. As bases da política diplomática do Reino da Escandinávia estão definidas na Exortação Principesca sobre a Política de Relações Exteriores de Terranova, proferida em seis de maio de 2018, entre elas está a defesa do multilateralismo e das boas práticas micronacionalistas. É em nome dessas bases que nosso governo comemora o Tratado de Dijon e reafirma a fraternidade e a amizade com os governos da Alemanha e da França.

 

No Palácio Real da cidade de Estocolmo, aos vinte e quatro dias do mês de maio de dois mil e dezenove.

 

Sua Excelência

 

 

o Secretário de Estado da Escandinávia

o Secretário de Estado da Escandinávia

Log in to comment