Primeira reunião do Litentinget

Publicado em Pronunciamentos

O Pequeno Conselho da Coroa Sueco-Norueguesa reuniu-se hoje e definiu como prioridade organizar o governo e fortalecer os laços diplomáticos.

 

ESTOCOLMO – O Pequeno Conselho – Litentinget reuniu-se pela primeira vez domingo, no Palácio Real de Estocolmo – sede da Coroa Sueco-Norueguesa e definiu como pauta prioritária a organização da estrutura de governo e o fortalecimento das relações com a comunidade internacional.

 

O Litentinget é presidido pelo Rei Björn IV e formado pelo Lorde Chanceler, Lorde Batland, e pelo irmão de S.M.R., Fellow F. Nyttland, que ocupa a Secretaria de Estado. Até as eleições que formará o Parlamento Real, o Litentinget assume plenos poderes legislativos.

 

Na abertura da reunião, o Rei falou sobre a importância do reconhecimento internacional para que uma micronação possa alcançar soberania, respeito e relevância no cenário internacional. Ressaltou que seu governo já recebeu o reconhecimento oficial de algumas das mais importantes nações da lusofonia e que diversos chefes de estado já o cumprimentaram pela ascensão ao trono. Destacou ainda os títulos que recebeu do Rei Oscar da Eslávia.

 

Preocupado com as bases legais para a atuação do governo, o Lorde Chanceler afirmou que pretende entregar nos próximos dias, para a análise e aprovação do Conselho, o texto base para uma Lei Geral de Governo, estabelecendo o funcionamento da estrutura administrativa, e outro projeto organizando as estruturas regionais.

 

A Secretaria de Estado, por sua vez, concentra-se no atendimento aos chefes de estado e personalidades que manifestam seus apoios ao novo governo. Nos próximos dias, o Secretário pretende iniciar uma agenda de visitas oficiais de líderes a Estocolmo e Oslo e garantir novos reconhecimentos.

Log in to comment