Símbolos Nacionais

O armorial nórdico é formado pelos símbolos, pelas armas e pelas bandeiras que representam o Reino da Escandinávia.

Bandeira Nórdica

 

A Bandeira Nórdica em apresenta a cruz nórdica azul e branca estendida de uma extremidade à outra da bandeira com a parte vertical chegada à tralha, deitada sobre o campo amarelo dourado. O amarelo remete à histórica União de Kalmar (união pessoal entre Suécia, Noruega e Dinamarca), o azul é a cor nacional da Suécia e de Terranova e o branco remete à cruz da bandeira da Noruega.

 

O Brasão dos Nórdicos

As armas nórdicas apresentam uma cruz dourada que esquartela o escudo, no cantão direito do chefe e no cantão esquerdo da ponta um leão rampante dourado, linguado e coroado, sobre campo vermelho representa o Reino da Noruega, enquanto no cantão esquerdo do chefe e no cantão direito da ponta três coroas doradas, centralizadas duas acima e uma embaixo, sobre campo azul representam o Reino da Suécia. Um escudete foi deitado sobre o escudo maior, nele uma árvore, com três coroas no tronco central,  sobre um campo azul representa o Principado de Terranova. Fixado às armas está a coroa mural do Reino da Escandinávia, com cinco torres maiores douradas entermeadas por quatro pequenas torres em prata.

 

Grandes Armas do Reino da Escandinávia

Nas Grandes Armas do Reino da Escandinávia, o Brasão dos Nórdicos é apresentado por um suporte contendo dois leões rampantes, linguados, sobre pedestal também dourado, sendo o da direita coroado com a Coroa do Reino da Suécia e o da esquerda coroado com a Coroa do Reino da Noruega. O Grande Colar da Mais Nobre Ordem do Martelo dos Nórdicos abraça as armas. Tudo isso deitado sobre manto azul de arminho, onde está fixada a Coroa do Reino da Escandinávia.

As Grandes Armas são utilizadas exclusivamente pela Coroa em documentos de grande relevância simbólica, como tratados internacionais e éditos solenes.